BLOG DESTINADO A TODOS QUE APRECIAM UM BOM VINHO E GASTRONOMIA. AQUI COMPARTILHO MINHAS OPINIÕES SOBRE RESTAURANTES, EM ESPECIAL, OS RESTAURANTES DE FORTALEZA, E MINHAS IMPRESSÕES SOBRE VINHOS E ASSUNTOS RELACIONADOS.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Espumante Demi-sec, Brut...bem que podia ser mais simples.

Já que os termos franceses são quase universalmente utilizados para designar tipos de espumantes, aqui no Brasil não seria diferente. Muitos espumantes nacionais até usam ainda os termos similares como SECO (BRUT), MEIO DOCE (DEMI-SEC), mas os termos franceses realmente dominam o mercado e se é assim, tem-se que procurar entender.
De uma forma bem simples: 
Extra Brut– Tem pouco açúcar. O Extra Brut tem menos de 6 gramas de açúcar residual por litro.
Brut- Também tem pouco açúcar. O Brut tem menos de 15 gramas de açúcar por litro. Este espumante é o mais consumido no Brasil e também é o meu preferido.
Demi-sec – Seria o espumante que é meio adocicado. São chamados de meio-doce ou meio-seco, média de 33 g a 50 g de açúcar residual por litro. 
Doce, Doux ou Moscatel – tem mais que 50 g de açúcar residual por litro, muito comum que tenham 80 gramas de açúcar por litro, baixo teor alcoólico (7 a 10% de álcool) e leveza. Moscatel é o nome dado a uma variedade de uva branca (uva moscato) muito usada para produzir espumantes doces- para maiores informações sobre os espumantes doces, olhar postagem do mês de Julho.

Vale lembrar que ainda tem-se o Nature ou Brut Nature. A palavra nature significa que não tem nenhum ou quase nenhum açúcar residual. Este é totalmente seco sendo o mais seco dos espumantes. Este Brut nature, nature ou natural, às vezes chamado de sans-dosage (menos que 2 gramas de açúcar por litro), eu nunca experimentei e não posso dizer nada a respeito.

Bem, tentando não complicar muito, é isso.





# Restaurantes em Fortaleza
# Vinhos em Fortaleza
#indicoce

Nenhum comentário:

Postar um comentário