BLOG DESTINADO A TODOS QUE APRECIAM UM BOM VINHO E GASTRONOMIA. AQUI COMPARTILHO MINHAS OPINIÕES SOBRE RESTAURANTES, EM ESPECIAL, OS RESTAURANTES DE FORTALEZA, E MINHAS IMPRESSÕES SOBRE VINHOS E ASSUNTOS RELACIONADOS.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Grandes chefs Fortaleza: Restaurante L'ô

É com muita satisfação que a Brava bebidas participa deste evento, Grandes Chefs Fortaleza, que trará grandes nomes da gastronomia brasileira ao conceituado Restaurante L'ô. Este presente do L'ô dar-se pela criatividade e inovação dos proprietários que estão sempre buscando coisas novas para levar aos cearenses.
E quem abriu o evento foi a chef Morena Leite, do restaurante Capim Santo, um dos mais conhecidos restaurantes de São Paulo devido a excelente culinária contemporânea brasileira. Morena é formada pela Le Cordon Bleu em Paris, mas ama praticar a culinária brasileira, onde ela faz muito bem a união do requinte com a simplicidade dos ingredientes locais. 


E foi isso que pude comprovar no último dia 17 de Agosto. Neste dia deu-se o primeiro jantar harmonizado, onde Morena ofereceu de entrada um couvert de creme de abóbora com hortelã e pasta de hervas juntamente com um croquete de palmito pupunha com molho de limão. Tudo muito delicado. Para acompanhar, vinho Quinta da Aveleda Verde Branco. Vinho de aroma fresco, sabor bem delicado, frutado, ideal para ser degustado como aperitivo ou para acompanhar peixes, mariscos, saladas e massas (molhos leves).


O primeiro prato foi servido um camarão com rendas de mandioquinha servido com risoto de grãos e aspargos. Estava muito bom. Com ele, o vinho Trapiche Chardonnay. Este vinho tem sabor leve, refrescante acidez e acompanha muito bem pratos de frutos do mar.


O segundo prato foi um Mignon de cordeiro com escamas de shitake e rosti de aipim. Neste, optou-se por o vinho Santa Helena Seleccion del directorio (gran reserva) Carmenere. Vinho tinto agradável, fácil de beber, pois tem pouco taninos.


Como sobremesa, Morena trouxe uma opção bem diferente: Sagú de tapioca com morangos, champagne e sorbet de lichia. O espumante Salton Brut foi o escolhido no preparo da sobremesa, porém, para acompanhá-la, o vinho Cockburns Porto Special Reserve. Este vinho do porto é feito com uvas de excelente qualidade  do Vale do Douto Superior.


Este foi apenas o primeiro dos muitos eventos “Grandes Chefs Fortaleza”, que o L'ô realizará. O próximo será em Outubro, quando eu tiver confirmado a data, postarei aqui no blog. De qualquer forma adianto que nomes como Laurent Suaudeau, Bel Coelho e Carla Pernambuco já fazem parte da programação. 

Endereço:

Restaurante L'ô: Av. Pessoa Anta, 217, Praia de Iracema. Valor: R$ 140,00 (por pessoa). Telefone: (85) 3265.2288.






# Restaurantes em Fortaleza
# Vinhos em Fortaleza
#indicoce

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Urgência!!! Gelando o espumante

Seja um evento desorganizado, um restaurante despreparado, uma visita inesperada ou mesmo uma compra de última hora, não importa o motivo, mas nada pode nos fazer ter o desprazer de beber um espumante  quente. Um espumante servido na temperatura incorreta pode até ser o melhor champanhe que não vai agradar. Assim, não tendo adega e necessitando gelar rapidamente o seu espumante, é possível resolver em meia horinha. Pegue um balde e use aquele processo que os cervejeiros já sabem demais: um balde com um 1 litro de água, meio saco de gelo, uns 300 gramas de sal. Tem gente que acrescenta meio copo de álcool, eu evito.
Coloque a garrafa dentro do balde. A garrafa deve ficar totalmente imersa durante uns 25 minutos. Pronto, agora é só aproveitar. Esse processo, além de ser mais rápido do que o do congelador, ainda não corre-se o risco da garrafa congelar, podendo explodir e também evita-se que a rolha congele e dificulte a abertura. Vale lembrar que para pessoas que estão tomando um espumante de excelente qualidade, estes podem estar bem menos resfriados, pois isso permitirá que o espumante seja melhor apreciado, mas para os espumantes mais simples, para o meu paladar, quanto mais gelado, melhor.






# Restaurantes em Fortaleza
# Vinhos em Fortaleza
# Indicoce

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Espumante Demi-sec, Brut...bem que podia ser mais simples.

Já que os termos franceses são quase universalmente utilizados para designar tipos de espumantes, aqui no Brasil não seria diferente. Muitos espumantes nacionais até usam ainda os termos similares como SECO (BRUT), MEIO DOCE (DEMI-SEC), mas os termos franceses realmente dominam o mercado e se é assim, tem-se que procurar entender.
De uma forma bem simples: 
Extra Brut– Tem pouco açúcar. O Extra Brut tem menos de 6 gramas de açúcar residual por litro.
Brut- Também tem pouco açúcar. O Brut tem menos de 15 gramas de açúcar por litro. Este espumante é o mais consumido no Brasil e também é o meu preferido.
Demi-sec – Seria o espumante que é meio adocicado. São chamados de meio-doce ou meio-seco, média de 33 g a 50 g de açúcar residual por litro. 
Doce, Doux ou Moscatel – tem mais que 50 g de açúcar residual por litro, muito comum que tenham 80 gramas de açúcar por litro, baixo teor alcoólico (7 a 10% de álcool) e leveza. Moscatel é o nome dado a uma variedade de uva branca (uva moscato) muito usada para produzir espumantes doces- para maiores informações sobre os espumantes doces, olhar postagem do mês de Julho.

Vale lembrar que ainda tem-se o Nature ou Brut Nature. A palavra nature significa que não tem nenhum ou quase nenhum açúcar residual. Este é totalmente seco sendo o mais seco dos espumantes. Este Brut nature, nature ou natural, às vezes chamado de sans-dosage (menos que 2 gramas de açúcar por litro), eu nunca experimentei e não posso dizer nada a respeito.

Bem, tentando não complicar muito, é isso.





# Restaurantes em Fortaleza
# Vinhos em Fortaleza
#indicoce

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Restaurante 496 grill & bar em Salvador-BA

Olhando esse nome, 496 grill e bar, não imagina-se que ali, além de ser uma casa especializada em grelhados com cortes de carnes e frutos do mar especiais, seja um dos melhores restaurantes de Salvador. Ambiente bem sofisticado, elegantíssimo, muito bem frequentado, alta gastronomia e com vista para a Baía de Todos os Santos.
A convite de Ricardo Portela, gerente comercial da Ana import, fomos jantar nesse restaurante. Nesta noite Ricardo fez questão de nos surpreender a cada pedido que ele mesmo fazia para nós. Começamos a nos encantar logo com o couvert que era totalmente diferenciado, com uma grande variedade de pães delicadíssimos, bacalhau, tomates secos, patê de alho. O destaque aqui foi para os pães que encantariam qualquer amante desses (pães de queijo, croissant, pães italianos, entre outros).
A grande descoberta da noite ainda estava por vir. Eis que chega o prato principal: Platô de Frutos do Mar. Prato especial da casa com lagostas, camarões, lulas, polvos, ostras, vieiras, Salmão, Robalo e Sirigado. Delicioso! Serve 4 pessoas muito bem. Para acompanhar, vinho Branco Bill Chardonnay (Ana Import).


Ricardo ainda queria pedir uma carne para que pudéssemos degustar o vinho tinto Encierra, mas optamos por somente degustar o vinho, afinal, estávamos guardando um lugarzinho para a sobremesa. Esta também ficou por sugestão do Ricardo. Ele pediu o trio, avisando que esta sobremesa não está no cardápio e que é  realizada de acordo com o que o chef espanhol Ruan sugere para aquele dia. Resultado: mousse de chocolate, crepe de maçã com sorvete de baunilha e calda de goiaba tipo frozen.



Que noite!
Restaurante 496 grill e bar aprovádissimo!

Endereço: Av. Contorno, 496.





# Restaurantes Fortaleza
# Vinhos em Fortaleza
#indicoce no twitter.

Restaurante Amado em Salvador-BA

Tido como um dos melhores restaurantes de culinária contemporânea de Salvador, este restaurante tem belíssima vista para a Baía de Todos os Santos o que encanta a todos os clientes, oferecendo a opção de ficar no deque ou no salão climatizado. Este muito agradável, muito bonito, sem "frescura", o que deixa a pessoa bem mais a vontade para degustar a alta gastronomia do lugar.
De entrada pedimos o couvert (nada de especial) e também o que nos foi sugerido, camarões empanados com tapioca. Estes eram acompanhados por um molho da casa (uma espécie de vinagrete com dendê e pouca pimenta) que era muito bom. Os camarões eram tão crocantes e leves...Uma perfeição!Para acompanhar, pedi um vinho branco William Cole Mirador Selection Sauvignon Blanc. Este vinho da Ana Import, tem ricos aromas de maracujá e pêra, sabor bem frutado e equilibrado, ideal para acompanhar frutos do mar sem molhos fortes.


Na escolha do meu prato principal, acabei optando por risoto de linguiça calabresa picante com feijão carioquinha. Falando assim parece um prato esquisito, mas pense no sabor! Não sou fã de risoto, mas por sugestão do meu amigo Ricardo Portela (gerente comercial Ana Import e um grande apreciador gastronômico), resolvi experimentar e não me arrependi. Muito diferente e saboroso. Minha esposa pediu um penne ao frutos do mar com molho de sávia.  Como sempre eu tenho que experimentar. Estava levíssimo, muito saboroso e harmonizou perfeitamente com o nosso vinho, bem mais do que com o meu prato.

Já estávamos satisfeitíssimos com o grande almoço, mas a sobremesa não podia ser esquecida, é claro. Pedimos um abacaxi caramelizado com creme de tapioca, calda de laranja, sorvete de baunilha e renda de côco. Simplesmente perfeito. Segundo o nosso amigo Ricardo, outra grande sobremesa é o trio de chocolate com licor de menta. Fica para a próxima vez.

Realmente o Restaurante Amado foi aprovadíssimo e o toque que o chef dá aos seus pratos usando ingredientes regionais como a tapioca faz toda a diferença. Simplicidade e sofisticação unidas resultando em explosões de sabores que mexem com todos os nossos sentidos.




Endereço: Av. Lafayete Coutinho,660. Salvador-BA
Telefone: (71) 3322-3520




# Restaurantes Fortaleza
# Vinhos em Fortaleza
#indicoce

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Quinta no Empório Delitália: 50% nos vinhos.

Gosto muito do Empório Delitália porque lá me divirto no meio de tantas opções deliciosamente calóricas ao meu redor que vão desde um café especial a pães, pizzas, tortas, doces, bolos, sorvetes, frios, vinhos...e tudo isso em um espaço muito agradável.
Nesta última quinta-feira estive lá com minha esposa e vários amigos para conferir as deliciosas pizzas e a não menos agradável promoção dos vinhos, com 50% de desconto!!! Oh, felicidade!!! ; )
Pedimos quatro sabores: margherita, portuguesa, presunto de parma e queijo de cabra. Eu diria que  esses dois últimos sabores fizeram toda a diferença, sendo aprovadíssimos por todos. Muito bons mesmo! Para acompanhar, é lógico que um bom vinho: Vinho Cousino Macul Antiguas Reserva Cabernet Sauvignon 2007. Vinho Chileno potente que harmozinou bem, principalmente com a pizza de queijo de cabra (queijo bem gorduroso e de sabor forte).

  D
Amigos twitteiros, apreciadores de vinhos e da boa gastronomia: Danielle e André Linheiro, Patrícia Ximenes e Edson Jr, Emerson e Beatriz Damasceno, Bruna e Wagner Barreira. Destaque neste dia para a comemoração antecipada do aniversário do querido Edson (blog Gourmet For) que foi presenteado com um Brownie de encher os olhos.


Endereço:
Avenida Desembargador Moreira, 533 - Meireles
(85) 3133-5000




# Restaurantes Fortaleza
# Vinhos em Fortaleza
#indicoce


 

domingo, 1 de agosto de 2010

Restaurante Fortaleza: D'Abelle Bistrô

Fui ao aconchegante e excelente restaurante, D'Abelle Bistrô, na companhia da minha Dani e dos amigos Emerson e Beatriz Damasceno, onde lá tivemos uma ótima noite. De entrada, comemos dobradinha de vitelo e vieiras ao molho de queijo Parmesão e degustamos um bom vinho Villa Romanu Branco (da região do Alto Alentejo - Monforte - Portugal,  uvas Verdelho, Antão Vaz e Arinto, este vinho tem aroma de vinha verde com uma acidez equilibrada e boa persistência. Acompanha bem pratos leves como peixes, ostras e saladas. Importação: Ana Import).
As vieiras são moluscos presentes em águas salgadas, também são chamados de Saint-Jaccques,  e enfim, podemos dizer que são "primas" das ostras. As vieiras do restaurante D'Abelle Bistrô estavam tão perfeitas que optamos por pedí-las também como prato principal. Este acompanhava risoto ao molho parmesão. Apesar do molho de parmesão, o vinho teve estrutura suficiente para acompanhá-lo.


Bem que já tava bom para terminar a noite, mas eu não resisti a sobremesa e pedi um sorvete de tapioca com cocada mole. Espetacular!

PS: Mais informações sobre o D'Abelle Bistrô, olhar a postagem 19 Restaurantes de Fortaleza $$$ (Mês de Maio).

Endereço: rua:Antônio Augusto, 799. (Pegue a Costa Barros e na Antônio Augusto, vire à direita).
tel: 3226-01-21.