BLOG DESTINADO A TODOS QUE APRECIAM UM BOM VINHO E GASTRONOMIA. AQUI COMPARTILHO MINHAS OPINIÕES SOBRE RESTAURANTES, EM ESPECIAL, OS RESTAURANTES DE FORTALEZA, E MINHAS IMPRESSÕES SOBRE VINHOS E ASSUNTOS RELACIONADOS.

domingo, 9 de maio de 2010

Champagnes, Espumantes e Cavas, também, têm efeitos benéficos para a saúde.

Há quanto tempo estamos ouvimos o discurso de que o vinho faz bem a saúde? Muito se é falado que o consumo desta bebida milenar está associado ao bem estar e longevidade. A riqueza dos elementos que o integram o vinho, o faz um verdadeiro alimento líquido de incomparáveis virtudes. Há água, calorias, vitaminas e os sais minerais e são um complemento alimentício muito importante. É uma bebida equilibrada, se a compararmos com outras bebidas alcoólicas, especialmente as destiladas, que são praticamente só calorias e álcool puro, porém, apesar do teor alcoólico ser menor do que o presente nos destilados, o vinho para ser benéfico deve ser consumido com moderação. Assim, sabemos dos efeitos antioxidante (agindo beneficamente sobre as paredes das artérias) e que também eleva as lipoproteínas de alta densidade (HDL) no sangue, o que na linguagem popular significa o “bom colesterol”, diminuindo assim, os riscos de doenças coronárias, porém o que muita gente ainda não fala é dos efeitos benéficos que os Champagnes, Espumantes e as Cavas podem fazer para a saúde. Um estudo publicado na revista British Journal of Nutrition afirma que pessoas que tomam champanhe diariamente, de forma moderada, parecem mostrar uma melhora significativa na função cardio-circulatória devido aos polifenóis derivados das castas tintas utilizadas na sua produção.

Agora é esperar novos estudos que comprovem e validem tal eficácia. De qualquer forma, beber vinhos ou champanhes sempre e pouco acompanhados de amigos e da família é um dos meus maiores prazeres.

Um comentário:

  1. Olá!
    Essa eu não sabia, mais uma razão para continuar sempre abrindo uma antes de cada jantar, para tomar junto com umas castanhas de caju vindas de Salvador ou Fortaleza...
    Parabéns pelo blog!
    Mário
    www.myfavouriterestaurants.wordpress.com

    ResponderExcluir