BLOG DESTINADO A TODOS QUE APRECIAM UM BOM VINHO E GASTRONOMIA. AQUI COMPARTILHO MINHAS OPINIÕES SOBRE RESTAURANTES, EM ESPECIAL, OS RESTAURANTES DE FORTALEZA, E MINHAS IMPRESSÕES SOBRE VINHOS E ASSUNTOS RELACIONADOS.

domingo, 9 de maio de 2010

Jamón Ibérico (Pata negra) ou Serrano?

Fui com a minha esposa no restaurante La Paella pela primeira vez. Ambiente simples e agradável onde fomos muito bem atendidos. Lá pedimos um jamón Pata Negra de entrada, por sinal muito bom, e como prato principal comemos a tradiconal Paella (muito bem servido. A paella individual serve 2 pessoas muito bem). Para acompanhar, tomamos o vinho Pata Negra Oro 2005.
Vinho Pata Negra Oro Tempranillo 2005
Tipo: Tinto
Uva: Tempranillo
Região: Valdepeñas
Teor alcoólico: 13%
Corpo: Leve
Aromas: Caacu e caramelo
Acompanhamento: Combina com pratos de carnes leves, e queijos.

Lá recebi um informativo interessante que resolvi compartilhar com vocês sobre Jamón (presunto espanhol que procede da pata trasseira do suíno). Fala-se muito em "pata negra" (Jamón Ibérico), mas no que ele se difere do Jamón Serrano? O "pata negra" vem de um suíno cinza, preto, raça Ibérica, criados em regime aberto, alimentação a base de ervas do campo e bellotas (amêndoa) com teor elevado de lipídios insaturados tendo um mínimo de 18 meses de cura e o máximo de 36 meses, enquanto o outro, o Jamón Serrano, o suíno é branco (várias raças: duroc, large-white, etc), criados em confinamento e alimentação natural a base de uma ração equilibrada com maior introdução de lipídios insaturados, mínino de 10 meses de cura e máximo de 18 meses.
Bom saber, porém melhor ainda é comer um bom Jamón.

Nenhum comentário:

Postar um comentário