BLOG DESTINADO A TODOS QUE APRECIAM UM BOM VINHO E GASTRONOMIA. AQUI COMPARTILHO MINHAS OPINIÕES SOBRE RESTAURANTES, EM ESPECIAL, OS RESTAURANTES DE FORTALEZA, E MINHAS IMPRESSÕES SOBRE VINHOS E ASSUNTOS RELACIONADOS.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Classificação dos Vinhos Italianos.

Todas as garrafas de vinhos italianos carregam uma das seguintes denominações :
V.D.T.

Vino da Tavola, ou " vinho de mesa" é uma classificação usada para referir-se de forma unânime tanto para vinhos básicos como para vinhos muito caros. Alguns dos mais dinâmicos produtores da ultima década tentaram de desenvolver melhor a qualidade e não desejavam estarem presos pelas regulamentações tradicionais existentes - fazendo assim o aparecimento dos vinhos mais caros com denominação V.D.T. . Mais recentemente os órgãos que regulamentam a produção dos vinhos mordenizaram suas atitudes fazendo que muitos vinhos de qualidade se tornassem também vinhos de classificação I.G.T. ou D.O.C.. Vinhos V.D.T. normalmente não apresentam as regiões de produção ou a informação da variedade de uva utilizada na sua produção nas etiquetas, sendo possível em cantinas italianas a compra de "vinhos de mesa" a granel . Um vinho V.D.T. não implica em nenhum caso um vinho de baixa qualidade, mas sim um grau extra de anonimato !

I.G.T.

Indicazione Geografica Tipica é um vinho de origem regional . Muitos vinhos, dos mais simples aos de alta qualidade carregam a classificação I.G.T.

D.O.C.

Denominazione d'Origine Controllata é a mais freqüente classificação usada para vinhos de qualidade superior por causa da especificação da área de produção (permitindo o reconhecimento de municípios individuais, províncias até de vinhedos individuais) junto com a variedade da uva e o dever de obedecer um conjunto especifico de regras (do que fazer e o que não se deve fazer ) oficiais.

D.O.C.G.

Denominazione d'Origine Controllata e Garantita foi originalmente concebido como um tipo de "super-conjuntos" de D.O.C., com a intenção de identificar as melhores classes de vinhos. Esta provou ser uma estratégia falha porque todos os vinhos que atendem as regulamentações descritas para sua fabricação são classificados como D.O.C.G.. Obviamente, nem todos vinhos são igualmente bons, mas as regulamentações são realmente rigorosas e tem certamente melhorado a qualidade de forma geral . Todos os vinhos D.O.C.G. carregam uma etiqueta de papel no gargalo da garrafa, de coloração rosa para vinhos tintos, verde claro para os vinhos brancos e uma laranja claro para os espumantes, contendo informações indicando a sua autenticidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário