BLOG DESTINADO A TODOS QUE APRECIAM UM BOM VINHO E GASTRONOMIA. AQUI COMPARTILHO MINHAS OPINIÕES SOBRE RESTAURANTES, EM ESPECIAL, OS RESTAURANTES DE FORTALEZA, E MINHAS IMPRESSÕES SOBRE VINHOS E ASSUNTOS RELACIONADOS.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Urgência!!! Gelando o espumante

Seja um evento desorganizado, um restaurante despreparado, uma visita inesperada ou mesmo uma compra de última hora, não importa o motivo, mas nada pode nos fazer ter o desprazer de beber um espumante  quente. Um espumante servido na temperatura incorreta pode até ser o melhor champanhe que não vai agradar. Assim, não tendo adega e necessitando gelar rapidamente o seu espumante, é possível resolver em meia horinha. Pegue um balde e use aquele processo que os cervejeiros já sabem demais: um balde com um 1 litro de água, meio saco de gelo, uns 300 gramas de sal. Tem gente que acrescenta meio copo de álcool, eu evito.
Coloque a garrafa dentro do balde. A garrafa deve ficar totalmente imersa durante uns 25 minutos. Pronto, agora é só aproveitar. Esse processo, além de ser mais rápido do que o do congelador, ainda não corre-se o risco da garrafa congelar, podendo explodir e também evita-se que a rolha congele e dificulte a abertura. Vale lembrar que para pessoas que estão tomando um espumante de excelente qualidade, estes podem estar bem menos resfriados, pois isso permitirá que o espumante seja melhor apreciado, mas para os espumantes mais simples, para o meu paladar, quanto mais gelado, melhor.






# Restaurantes em Fortaleza
# Vinhos em Fortaleza
# Indicoce

4 comentários:

  1. Adicionar o álcool é importante. Ele é dissipador de calor da bebida, pois evapora e leva o calor consigo, similar a sensação de frio que ocorre quando passamos um pouco de álcool na pele, onde o frio que se sente é exatamente em função do calor ter sido dissipado rapidamente com álcool. O sal aumenta o ponto de fusão do gelo, fazendo com que ele demore mais para derreter, aumentando então a eficiência, "autonomia" da "carga" de gelo, além também de servir para aumentar a condutividade (a eficiência na troca de calor).

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, salvou minha vida hehehehe, amanhã tenho um encontro maravilhoso e resolvi levar um espumante......sabe como é...! E sem saber quase congelei, mas deu uma passadinha aqui no seu blog e descobri que pode explodir, ainda bem que não foi tarde demais rsrsrs Obrigada pela dica.Adoro seu blog.bjs

    ResponderExcluir
  3. Posso usar o espumante depois de gelado e voltado para temperatura ambiente e gelá-lo de novo?

    ResponderExcluir
  4. Não é aconselhável fazer isso porque vai encher de água e, assim, vai alterar as qualidades do produto. Quanto melhor a qualidade do produto, mais fácil de notar que foi alterada...assim, se gelou, deixa na geladeira ou na adega. Se a quantidade for grande e não tiver onde guardar, arrisca.

    ResponderExcluir