BLOG DESTINADO A TODOS QUE APRECIAM UM BOM VINHO E GASTRONOMIA. AQUI COMPARTILHO MINHAS OPINIÕES SOBRE RESTAURANTES, EM ESPECIAL, OS RESTAURANTES DE FORTALEZA, E MINHAS IMPRESSÕES SOBRE VINHOS E ASSUNTOS RELACIONADOS.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Cabaña Del Primo: Jantar harmonizado com Salton e Tabali.

Nos dias 14 e 15 de Julho, em parceria com os amigos Deda e Crica, realizamos um jantar harmonizado onde desfrutamos de um menu degustação no Restaurante Cabaña Del Primo, acompanhado de vinho espumante nacional Salton Poética e do chileno Tabali Reserva Shiraz. No dia 14, contei com a presença da minha esposa e de grandes amigos como Alfredo Marques e sua esposa Sônia, Max e Adrísio Câmara, José Armando e Lílian Porto, Mano Alencar e seu filho.

De entrada tivemos chips de macaxeira e mini-hamburgers. Simples e espetacular! Estes foram acompanhados por um espumante nacional, o Salton Poética (brut e rosé)- os espumantes  brut (seco) são ótimos como bebida de entrada, porque costumam harmonizar bem e são bebidas que costumam agradar a todos. Volto a dizer, em especial para as mulheres que costumam falar que detestam espumante seco, "que trava", que é ruim. Espumante brut  com boa qualidade, servido na temperatura certa, não "trava"!!! 

Bem, voltando ao jantar, para o primeiro prato tínhamos as opções de Bife de Tira ("picanha"), Bife de Chorizo ("filet") ou Carré de Cordeiro. Como acompanhamento, arroz biro-biro, arroz com damascos, farofa de ovos ou cuscuz marroquino. Tudo perfeito! União de ingredientes simples e regionais com a delicadeza e sofisticação da alta gastronomia da chef  Louise Benevides e do chef Edivaldo Ribeiro. O vinho sugerido foi o Tabali Reserva Syrah (importadora Gran Cru). Vinho chileno, encorpado, com aromas e sabores potentes, o que é excelente para acompanhar carnes gordurosas e também de gosto marcante como o cordeiro

Para terminar, as  irresistíveis sobremesas: Bolo Búlgaro, churros com doce de leite e a sobremesa de nome Chocólatra (3 pequenas porções: brigadeiro de colher, bolo Búlgaro, Brownie). Aqui sim, caberia uma harmonização com um espumante doce, mas este tipo de espumante com comida salgada não dá, fica muito enjoativo. Deixo a sugestão do Salton Moscatel para acompanhar sobremesas.



Um comentário:

  1. Caro André Linheiro,
    Gostaria de agradecer a Brava Bebidas e a Cabana del Primo, pela simpatica recepção que nos proporcionaram, notadamente nas pessoas de Deda e Crica que se demonstraran generosos anfitrionando-nos com a maestria que lhes é familiar.
    Bebidas impecáveis, espumantes e vinhos selecionados, acompanhados por uma culinária de alta gastronomia, chacelada pela Chef Louise Benevides e pelo Chef Edivaldo Ribeiro.
    Sofisticação permeada pela simplicidade dos amigos.
    Ficam os nossos agradecimentos!
    Alfredo Marques

    ResponderExcluir