BLOG DESTINADO A TODOS QUE APRECIAM UM BOM VINHO E GASTRONOMIA. AQUI COMPARTILHO MINHAS OPINIÕES SOBRE RESTAURANTES, EM ESPECIAL, OS RESTAURANTES DE FORTALEZA, E MINHAS IMPRESSÕES SOBRE VINHOS E ASSUNTOS RELACIONADOS.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Vale Del Limari: vinícola Tabali

Após 6 hs de viagem do Vale do Maipo (região que mais produz vinhos no Chile) ao Vale Del Limari (fica no extremo norte chileno e devido aos ventos frios propícios para o refrescamento das videiras, faz com este este lugar seja um oásis para a produção de vinhos finos). Estando no limite com o Deserto do Atacama, fomos recepcionados com muito Pisco Sauer, na elegante casa dos proprietários da vinícola Tabali. A Tabali foi a pioneira a produzir vinhos de alta qualidade nesta região fria e seca do Chile. Onde ficamos tivemos a privilegiada vista para o Deserto do Atacama, o que nos proporcionou momentos inesquecíveis.



Lá ficamos em um deck iluminado por fogueiras e o menu desta noite seria muito churrasco. Por falar em churrasco, o churrasqueiro era nada convencional. Ele pegava nas brasas e na chapa quente sem nenhuma proteção nas mãos. Isto é que é se aquecer no frio!
As carnes eram deliciosas e eram acompanhadas de muita palta (abacate), purê de abobrinha, empada de frango apimentada e batata gratinada, mas os destaques foram os vinhos Tabali. 


Durante toda a noite degustamos os vinhos Reserva Especial Tabali. Destaque para o Pinot Noir (vinho delicado, aveludado que acompanha muito bem peixes e carnes com molhos mais leves) e o Shyraz (frutado, encorpado, vinho ideal para carnes vermelhas com molhos mais fortes).




A sobremesa...perfeita! Um simples sorvete de baunilha com creme de morango acompanhado do vinho doce de sobremesa Tabali Late Harvest. Este harmoniza muito bem com sobremesas de morango.

 

Assim, estando no Chile, não deixe de visitar a vinícola Tabali. Lindo lugar e excelentes vinhos. Vale a pena conhecer.


Reservas, falar com a Maria Paz no telefone: (56-2) 477-5535, 477-5530.
Para maiores informações sobre os prêmios e vinhos da Tabali, o site é http://www.tabali.com/

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Restaurante Café Turri em Valparaíso-Chile


Após visitar a vinícola Santa Rita fomos convidados a almoçar no Restaurante Café Turri. Este é um restaurante tradicional que fica em Valparaíso. Valparaíso fica a 115 km de Santiago, porto chileno que virou a segunda maior cidade do Chile, cheia de morros e que sofre com os constantes terremotos. O Café Turri é conhecido pela sua bela vista para o Oceano Pacífico e gastronomia, ficando na saída do elevador "Ascensor Concepcion".


De entrada pedi um ceviche e uma torta de camarão. Estavam deliciosos!


Como prato principal, comi um salmão com salada que estava muito bom. A salada era a típica chilena, com palta (abacate).



Este é outro restaurante no Chile que vale a pena conhecer.


Restaurante Café Turri

Templaman, 147.
(56) 32 225 20 91 



Restaurante Como Água Para Chocolate -Chile

Após o café-da-manhã na vinícola Santa Rita, almoço no Café Turri, fomos jantar no Restaurante Como Água para Chocolate. Neste restaurante, uma vila mexicana serve como tema e este foi inspirado no filme Como Água para Chocolate. Conhecido como cocina mágica, posso afirmar que realmente toda sua culinária é de outro mundo. Espetacular! Ambiente, serviço e, claro, a gastronomia. O restaurante já estava reservado pela Gran Cru (antes de ir, é bom reservar), mas não conseguimos ficar na famosa e disputada mesa-cama, pois esta estava reservada para a comemoração de um casamento.
Fomos recepcionados com Pisco Sauer (aguardente destilado de uvas moscatel) e depois optamos pela tradicional cerveja Corona (cerveja mexicana servida com limão).



De entrada comemos os pratos de nome Ceviche de Guerrero e o Fundido De Manchas o Camarones. Este último estava divino. 

Como prato principal pedi um Congrio Almendrado al Gratén. Congrio é delicioso peixe das águas geladas do pacífico e este foi servido com creme de espinafre gratinado e crosta de queijo. Este foi um dos melhores pratos que já comi na minha vida.


Como sobremesa, comi a Como água para chocolate. Muito boa!



Indo para o Chile, não deixem de conhecer este restaurante. Imperdível!


Restaurante Como Água Para Chocolate $$
Av. Constituición, 88 (ao lado do Pátio Bela Vista)
Telefone: 777 87 40
Santiago - Chile
http://www.comoaguaparachocolate.cl/


domingo, 26 de setembro de 2010

Vale de Casablanca: degustação de vinhos brancos na Santa Rita

Logo após o café-da-manhã, no dia 13/09, fomos conhecer as propriedades da vinícola Santa Rita (fica a 1h de Santiago e a 2hs do vale do Maipo), no Vale de Casablanca, acompanhados dos enólogos e agrônomos responsáveis. O Vale de Casablanca, descoberto por Pablo Morandé, é muito adequado para o cultivo de uvas brancas (destaque), mas também produz excelentes vinhos Pinot noirs dado ao seu clima frio e solo arenoso.


A vinícola Santa Rita foi fundada em 1880 e é a terceira maior vinícola chilena, que fica sobre o comando da famosa enóloga Cecília Torres. Lá degustamos os vinhos brancos Santa Rita Reserva Sauvignon Blanc, o Santa Rita 120 Sauvignon Blanc, Santa Rita 120 Chardonnay, o Medalha Real Gran Reserva Chardonnay 2008, Medalha Real Sauvignon Blanc 2009. Destaque para este último que ainda não está no mercado e encontrava-se sem rótulo, mas que tivemos o prazer em degustá-lo em primeira mão.



Saímos da vinícola e fomos almoçar no excelente Restaurante Café Turri. Sobre este postarei em breve.

Shopping Parque Arauco-Santiago: Restaurante Tony Roma's

Este shopping é o maior do Chile, fica em Santiago, e lá estivemos no restaurante Tony Roma's.



Lá indico a salada de camarão com palta (mais abacate...) chamada Kickin Shrimp e a costela chamada Baby Back Ribs. Esta costela é muito parecida com a do Outback. Muito boa! Para acompanhar tomamos o vinho Montegras Quatro. Vinho muito potente, agressivo. Para o meu paladar, não foi aprovado.






Parque Araico
Av: Kennedy 5413. Las Condes-Santiago de Chile.
http://www.parquearauco.cl/turistas/por/

Hotel Santa Rita Casa Real

Estive no Chile com o meu sócio Marcelo, a convite da importadora Gran Cru, e ficamos hospedados no Hotel Santa Rita Casa Real. Este fica no centro dos vinhedos da vinícola Santa Rita, na região do Vale do Maipo. Nesta região estão concentradas as maiores e mais tradicionais vinícolas do Chile.Vale a pena conhecer.
  
Chegamos no dia 11/09, por volta de 15hs e fomos recebidos com um almoço de boas vindas com a típica culinária chilena: saladas e bastante Palta (abacate). No Chile cultivam diferentes tipos de abacate e em quase todas as refeições eles estão presentes (isto também é muito comum no Peru).
Para acompanhar as saladas, foram servidos os vinhos Santa Rita 120 Rosé, 120 Sauvignon Blanc e o 120 Chardonnay. Estes vinhos são elaborados pela enóloga Cecília Torres, sendo os vinhos mais simples da linha Santa Rita.



Claro que não íamos ficar só no abacate e comemos um frango grelhado (mas com abacate!). Tinha também a opção de filet mignon assado na chapa com salada de champignon chileno com rúcula e queijo frescal. Com estes degustamos o vinho Santa Rita Medalha Real Carménère que harmonizou muito bem com o filet mignon. Vinho equilibrado, com pouca madeira, característica dos vinhos Santa Rita.



Como sobremesa, nos serviram uma gelatina de morangos com amora com creme de baunilha e tangerina que estava espetacular.



Indico demais este hotel no Vale do Maipo (a 1h do centro de Santiago) para quem quer tranquilidade e para quem gosta de vinhos. Hotel confortável, que oferece excelente serviço, muito bonito e elegante. Sobre a vinícola Santa Rita, esta foi eleita este ano como a melhor vinícola. Prêmio conquistado pela décima vez.





Hotel Casa Real

Endereço: Apoquindo 3669, floor 6, Las Condes, Santiago.
Telefone: (56-2) 3622555
http://www.santarita.com/international/casa-real-hotel/


quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Cantina Di Napoli: Jantar harmonizado

Ontem, nós da Brava bebidas, juntamente com a importadora de vinhos Porto a Porto e o Restaurante Cantina Di Napoli oferecemos um jantar harmonizado para 20 clientes onde pudemos conhecer alguns pratos individuais sofisticados que entrarão no cardápio, como também degustar excelentes vinhos italianos.
De entrada foi servido o Ravioli Di Gema com o Prosecco Villa Fabrizia Brut.


O primeiro prato foi um Risoto Al Funghi com Scaloppine Di Filetto (arroz arbóreo cozido al dente com funghi servido escalope de filet) que estava perfeito. O vinho foi o tinto Chianti Bellosguardo  D.O.C.G. Este vinho tinto é frutado e aromático, elaborado com as uvas Canaiolo, Sangiovese, Trebbiano, Malvasia e Colorino. Acompanha bem frios, carne branca e queijos.


O segundo prato foi o Carré D'agnello com Patate Gratunate (costelas de cordeiro grelhadas ao molho madeira com batata gratinada). Excelente! Para acompanhá-lo, o vinho tinto Yume Caldora Montepulciano D'Abruzzo. Este vinho italiano é frutado, bem encorpado e persistente, acompanha muito bem pratos com molhos fortes, carnes e queijos maturados.

 

Por fim, a sobremesa Tiramisu (genoise de café com mascarpone e cacau). Muito bom.



Embora a proposta das cantinas seja de servir pratos fartos e mais simples, no Cantina Di Napoli também é possível comer pratos mais elaborados e sofisticados. Vale a pena conferir.


Endereço:
Av: Desembargador Moreira, 125.
Telefone: 3234-00-70




# Restaurantes em Fortaleza
# Vinhos em Fortaleza
#indicoce

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Restaurantes em Fortaleza: #indicoce alta gastronomia

Resturantes em Fortaleza: Para quem gosta de alta gastronomia, fiz uma lista de alguns restaurantes que gosto muito e diante de tantas comidas que experimentei nestes, coloco aqui o que mais me agrada em cada um até momento.

Cabaña Del Primo: De entrada a Kafta ou a costelinha suína com os chips de macaxeira. Prato Principal: o T-bone ou o Bife de Chorizo acompanhado de arroz biro-biro e farofa, mas também gosto muito de pedir o prato ossobuco e o filé hermano. Para sobremesa, o bolo Búlgaro ou os churros com doce de leite.

Cantina Caravaggio: Gosto muito do antepasto e como prato principal, gosto do fettucine com frutos do mar e da simples e deliciosa lasanha de massa verde à bolonhesa (lembra a do La Tratoria). Para sobremesa, a Surpresa Caravaggio.

D'Abelle Bistrô: Para começar, a famosa dobradinha do D'abelle e como prato principal, sugiro os com  vieiras ou o camarão na moranga. Como sobremesa, o flan de côco com calda de goiaba.

Le Diner: Sugiro como prato principal o filet ao molho de laranja e o camarão com molho de queijo Gruyère. Sobremesa, damasco com sorvete.

Restaurante L'Ô: Sugiro de entrada os camarões grelhados com cuscuz marroquino. Como prato principal: frutos do mar ao marinheiro com arroz de açafrão, o carré de cordeiro ou o perdiz L'ô. Como sobremesa a fantasia de chocolate que vem com sorvete de gengibre.

Malai Thai Fusion: Sugiro iniciar com um sushi Hot (qualquer um porque todos são excelentes) e o mix Louge (3 porções de pratos da culinária tailandesa: Uma porção é o risoto de camarão e salmão com legumes (pouco apimentado), a outra é um empanado de pato que acompanha uma geléia de tangerina e geléia de pimenta (totalmente diferenciada, muuuuuuuito apimentada, cuidado, use 1 gota!) e, por fim, um frango grelhado com vegetais e manga com curry vermelho (bem apimentado). Como prato pricipal: O Makura Sake. Sobremesa: banana com sorvete de tapioca.

Marcel: Lá tem 20 tipos de pratos com lagosta, mas os meus preferidos são a lagosta provençal, a lagosta com queijo Gruyère e a lagosta na manteiga. Para sobremesa, gosto da pêra flambada.

Medit: De entrada sugiro a berinjela, como prato principal o arroz de cabrito mamão e de sobremesa o Petit four de caju amanteigado.

Misaki: Para começar o maki Hi lagosta com caviar e o sashimi Orenji (salmão no molho de laranja e shoyo). Como prato principal o Misaki Gourmet Nami. De sobremesa, sorvete de gengibre com meteoros de chocolate e a supreme de chocolate.

Moranga: De entrada as trouxinhas de caranguejo. Prato principal: o filet Sauce Bernaise ou a lagosta na manteiga com risoto de limão. Sobremesa: A Surpresa Moranga.

Murano: Para entrada, a simples cestinha de pães especiais (croassaint, pão de queijo, pão recheado, empadas especiais e torradinhas). Como prato principal, o bife de chorizo com o arroz biro-biro, mas também gosto muito do prato fraldinha recheada.

Nostradamus: O couvert é muito bom, com pães quentinhos e especiais. Como prato principal gosto muito dos risotos, do carré de cordeiro. A sobremesa Royale de banana (babanas com queijo flambados no rum e sorvete de creme).

Oui Bistrô: De entrada os anéis de lula. Prato principal: O confit de pato, o pernil ao molho de laranja com arroz negro. Para finalizar, a pirâmide de chocolate ou o suflê de goiaba.

Ristorante Pulccinela: Como prato principal, gosto muito do ravióli de carne de sol, do spaghetti com camarão e pimentões e da delicada lasanha à bolonhesa. Para finalizar, a banana flambada.

Soho: Como entrada, sugiro o Pikachu, o polvo com páprica picante ou os rolinhos primavera (todos uma delícia). Adoro os grelhados (chamados de Robata). De sobremesa, tem uma que é de sorvete com rolinho primavera de maçã.

Villa Alexandrini Bistrô: Como entrada, a trouxinha de camarão e como prato principal, os risotos são os destaques: o de lagosta e o risoto de parmesão com ossobuco são os meus prefridos. Para sobremesa, o crepe de nutela com sorvete de creme.

Vojnilô: De entrada, as ostras no molho de tomate ou as costelinhas suínas caramelizadas. Prato principal: Gosto muito do peixe a Belle Meuniere e da Paella Vojnilô. Sobremesa, o brownie é muito bom.






# Restaurantes em Fortaleza
# Vinhos em Fortaleza
#indicoce

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Restaurante Moranga: Lagosta e risoto de limão

Lugar romântico, aconchegante, onde sempre sou bem atendido e saio muito satisfeito. Já falei em outras postagens que gosto muito do filet ao molho Sauce Bernaise do Restaurante Moranga, porém desta vez resolvi experimentar a lagosta na manteiga de ervas com um delicioso risoto de limão. Aprovado! E para acompanhar, o vinho Morande Reserva Sauvignon Blanc. Este vinho é fácil de beber, é bem equilibrado, tem bom frescor e boa persistência. Harmoniza bem com saladas, peixes, frutos do mar e sushi. Resultado,uma noite maravilhosa.








Foto deste jantar no http://guiadosabor.verdesmares.com.br/materias/blogs-gastronomia-na-rede/



Restaurante Moranga ($$$)
Endereço: Rua Xavier de Castro, 100.
Telefone: 3219-70-78





# Restaurantes Fortaleza
# Vinhos Fortaleza
#indicoce

domingo, 12 de setembro de 2010

Iate Clube: ambiente agradável, caranguejo, muqueca e espumantes

O Iate Club além de muito bonito, elegante e muito bem frequentado, é um lugar que me encanta pela vista maravilhosa. Para quem não é sócio e não teve ainda a oportunidade de ir almoçar, comer um caranguejinho ou mesmo curtir o final de tarde dos sábados, eu sugiro que vá conhecer o "clima" agradável do Iate. Eu, particularmente, gosto das quintas à noite, pois adoro caranguejo, o de lá tem um molho maravilhoso. Já aos sábados e domingos de manhã ou a tarde, eu acho uma excelente opção para as crianças, porque com todo aquele espaço para brincar, jogar bola, correr, tomar banho de piscina, brincar nos brinquedos inflávéis (alugados aos sábados e domingos), enfim, com tantas opções, elas adoram, gastam as energias e ainda deixam os pais tranquilos. Pois bem, para as crianças o espaço é o paraíso, para os adultos, o paraíso é a muqueca mista (peixe e camarão). Sempre peço a muqueca porque além de saborosa vem muito bem servida. Para acompanhar, Salton Brut. Tudo isso somado a uma vista incrível...muito bom.














sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Ana Import

A importadora de vinhos Ana Import foi inaugurada em 2005, tendo sede em Salvador com representação em muitas cidades do Brasil e, agora, chegando com tudo em Fortaleza através da Brava Bebidas. Em seu portfólio, mais de 100 rótulos exclusivos com produtos provenientes de 6 países como Portugal, Itália, França, Chile, Argentina e Espanha. Estive na loja Ana Import, localizado na Graça (Salvador) e no Shopping Iguatemi. Fiquei encantado com a beleza da loja, com a diversidade dos produtos e  com o ambiente que privilegia os amantes do vinho. Sentamos um pouco e bebemos um vinho Festivo Malbec, enquanto Ricardo Portela (gerente comercial da Ana Import) me falava sobre o mercado de vinhos em Salvador e seus produtos. Muito bom!



Alguns dos produtos Ana import presentes em Fortaleza:

Espumantes:
  • Espumante Francês Veuve Elise Brut

  • Espumante Ialiano Glamour Rosè Brut


Vinhos Tintos e Brancos Chilenos
  • William Cole 


  • Tuniche


    Em breve, o frisante Bubble!!!

    Para maiores informações, ligar para a Brava Bebidas. 3261-41-91


    quarta-feira, 8 de setembro de 2010

    Overdose de culinária Japonesa Contemporânea

    Para quem gosta de comida japonesa...Estive no Misaki e lá comecei  minha noite pedindo um Concept (Sashimi de salmão e atum maçaricado e regados com azeite extra virgem e shoyo, cobertos com gengibre), um sushi Hana (sushi de salmão com gengibre) e o Orenji (sashimi de salmão marinado no molho Shoyo e suco de laranja). Este último, para quem gosta de sashimi, não pode deixar de experimentar, pois é bem diferente e muito saboroso.

     



    Saindo do Misaki, fui encontrar com amigos que estavam no Restaurante Malai Thai Fusion (comida tailandesa e japonesa contemporânea) e lá, mais sushis...outro restaurante muito bom. Lá pedimos um Hot Philadélfia e um Confience com 28 peças (este o chef  faz um mix com os melhores e diferenciados sushis da casa). Simplemente, perfeito! Destaque para os Sushis Hot de lá que são feitos com a massa do rolinho primavera (supercrocantes e delicados) e para a sobremesa de banana com sorvete de tapioca. Para acompanhar, tomamos um espumante Chandon Brut.




    Endereços:
    Restaurante Misaki: Avenida Desembargador Moreira, 1011 – Shopping Jardins Open Mall - Aldeota
    Telefone: (85) 3433-1050
    Restaurante Malai Thai Fusion: Rua Frederico Borges, 134.Tel: (85) 3267-1595
    Preço: $$$





    # Restaurantes em Fortaleza
    # Vinhos em Fortaleza
    #indicoce