BLOG DESTINADO A TODOS QUE APRECIAM UM BOM VINHO E GASTRONOMIA. AQUI COMPARTILHO MINHAS OPINIÕES SOBRE RESTAURANTES, EM ESPECIAL, OS RESTAURANTES DE FORTALEZA, E MINHAS IMPRESSÕES SOBRE VINHOS E ASSUNTOS RELACIONADOS.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Espumante doce é brega???

Muitos clientes na hora de escolher o espumante dizem que embora prefiram os mais “docinhos”, sabem que é “brega” e que, portanto, vão levar o Brut (seco). Outros dizem que não querem nem saber, vão levar o espumante “brega” mesmo. Acredito que tal discurso ocorra porque o que acontece é que os grandes e caros espumantes são secos, outra questão é que pessoas que têm o hábito de beber espumantes, não bebem os “docinhos” (o paladar já está evoluído) e, enfim, os espumantes “doces” foram feitos para acompanhar sobremesas (o ideal é que eles sejam mais doces que estas).
Se a festa só vai servir doces, festa tipo ‘bolo com champanhe”, aqui sim o espumante que casa melhor é o "docinho" ou moscatel, e eu indico, mas um espumante doce com comida salgada é que não dá muito certo...eu pelo menos não consigo beber, mas respeito quem gosta e digo mais, essa preferência é questão de tempo.
Vendo muito espumante Salton Moscatel para eventos de bom gosto, mas digo que é bem mais raro. 80% das nossas vendas são de produtos do tipo Brut e as mulheres gostam sim de espumante brut, desde que este tenha boa qualidade e seja servido na temperatura correta. Essa preferência é mundial! Detalhe é que os 2 tipos, Salton moscatel ou brut, têm o mesmo valor (média de 21,90), portanto, não se trata de valor financeiro, é questão de paladar mesmo.

OBS: O espumante doce é feito a partir do método Asti (nome de uma região na Itália). Neste método a fermentação (da uva moscatel) é interrompida, ou seja, tem-se apenas 1 fermentação, ao contrário de outros espumantes feitos por outros métodos, onde sofrem 2 fermentações. Essa interrupção faz com que as leveduras paralizem seus trabalhos, deixem açúcares residuais e obtenha-se de 7% a 10% de álcool. Tem-se, portanto, espumantes doces com cerca de 55 a 80 gramas de açúcares residuais por litro, baixo teor alcoólico e leveza. O espumante brut de qualidade também é leve, delicado, mas tem cerca de 15 gramas de açúcar por litro.

3 comentários:

  1. Sei receio de "parecer" brega, sempre que possível opto por um espumante doce.Sem me privar ao prazer das descobertas.Adoro conhecer novos sabores e sei que ainda há um universo a ser desnudado.

    ResponderExcluir
  2. Karol Bang, como falei, tudo é questão de gosto, mas também trata-se da evolução do paladar. Continue bebendo,tente os espumantes demi-sec primeiro e depois evolua para os bruts...um dia você não vai mais conseguir beber um espumante doce se não for com sobremesas.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, parabéns, informa de forma clara e objetiva. Chega fiquei com vontade de provar o doce hehe.

    ResponderExcluir