BLOG DESTINADO A TODOS QUE APRECIAM UM BOM VINHO E GASTRONOMIA. AQUI COMPARTILHO MINHAS OPINIÕES SOBRE RESTAURANTES, EM ESPECIAL, OS RESTAURANTES DE FORTALEZA, E MINHAS IMPRESSÕES SOBRE VINHOS E ASSUNTOS RELACIONADOS.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Filipa Pato e seu Ensaio Tinto, 2008

Filipa Pato

Faz vinho, e bem, de uma maneira lúdica e lúcida é Filipa Pato, filha do conhecido produtor bairradino Luís Pato. Ela criou uma linha de produtos sob a denominação Ensaios FP. Formada em engenharia química e com 29 anos, além de ter nascido no meio dos vinhos, preocupou-se em fazer produtivos estágios na Austrália, Bordéus e Argentina. Desde 2001, elabora vinhos com o seu nome, plenos de carácter e a preços excelentes. O seu mais recente Ensaio é este espumante 3b Brut ( que significa que foi produzido a partir das castas Bical, Baga e Bairrada), feito 70% com a casta tinta Baga, que teve um leve estágio em madeira, e a restante proporção é da casta branca Bical. O resultado é um espumante ligeiramente rosado, com sérios alicerces e um potencial de envelhecimento.

Luís Pato levou a cabo um grande valor de divulgação e modernização da imagem da Bairrada, dentro e fora de Portugal, com uma consistente qualidade. A sua filha Filipa, vai fazendo os seus Ensaios com ori-ginalidade, coerência, uma imagem moderna e de extremo bom gosto e com um forte sentido de responsabilidade pelo nome que representa.

Filipa Pato Ensaios Tinto, 2008. Esse eu tomei, na casa de meu cunhado e amigo Milton Studart  e amigos, no Porto das Dunas nesse feriado de Semana Santa acompanhado de muita carne e feijoada.

Um tinto muito bem estruturado e encorpado, feito com um corte de Touriga Nacional, Alfrocheiro Preto e Baga. De coloração rubi escuro, com aromas de frutas negras, tem taninos presentes e boa acidez para acompanhar uma refeição, essa acidez lhe conferiu uma excelente escolha para acompanhar uma feijoada. No final de boca tem um sabor levemente abaunilhado, que deve ser fruto de envelhecimento em madeira. Foi interessante observar que no final de boca também deixa uma leve impressão (leve mesmo) de 'frisante', algo típico da Baga e de muitos vinhos portugeses, coisa bem leve mas que para mim torna essa uva muito peculiar assim como os vinhos portugueses.

Produtor: Filipa Pato
País: PORTUGAL
Região: Bairrada e Dão
Safra: 2008
Volume: 750 ml
Uva: Touriga Nacional 40%, Alfrocheiro Preto 40% e Baga 20%.
Álcool: 14.00%

Na Brava por R$ 57,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário