BLOG DESTINADO A TODOS QUE APRECIAM UM BOM VINHO E GASTRONOMIA. AQUI COMPARTILHO MINHAS OPINIÕES SOBRE RESTAURANTES, EM ESPECIAL, OS RESTAURANTES DE FORTALEZA, E MINHAS IMPRESSÕES SOBRE VINHOS E ASSUNTOS RELACIONADOS.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Semana Santa com Vinhos e Bacalhau.

Bacalhau e o vinho? Só não foi de Portugal.

O bacalhau é muito exigente e controverso, mas aceita a companhia de muitos vinhos brancos, tintos e rosados bem escolhidos. Eu pessoalmente, prefiro um bom branco encorpado, de preferência com uma boa passagem por madeira e da uva Chardonnay, minha dica é: VINHO CHILENO, LEYDA VINEYARD FALARIS CHARDONNAY 2007.

O tinto é mais complicado. Peixe, Sal e tanino não se dão bem, sendo comum aparecer um gosto metálico, de maresia. Os tintos mais frutados e leves, sem taninos acompanham corretamente várias receitas com esse peixe maravilhoso, ou seja como se diz em Portugal "Bacalhau não é peixe , Bacalhau é Bacalhau". Algumas uvas com essas caracteristicas de pouco tanino, ou seja, mais leves, são as uvas Pinot Noir ou Merlot, esses se comportaram muito bem com o mesmo bacalhau na brasa, mas pedem algo mais complexo como um Bacalhau Entre Rios ou ao Vinho do Porto. Minha dica: uva Pinot Noir (VINHO DA NOVA ZELANDIA, ST. CLAIR VICARS CHOICE PINOT NOIR 2007 ), uva Merlot (VINHO NACIONAL, SALTON DEJESO MERLOT 2004), esse último é considerado um dos melhores vinhos da uva Merlot produzidos na Serra Gaúcha nos últimos anos e essa safra está na hora certa de se aberta.

Os roses podem ir muito bem tanto com os pratos mais leves como também com os mais complexos, mas serão, em minha opinião, como coringas, dão certo com todos. Embora não valorizem o melhor de cada prato, elas também não o estragam, mesmo porque devem ser abertos em temperaturas mais baixas como 8 a 12 graus, o que inibe as papilas gustativas. Minha dica: VINHO ARGENTINO SUSANA BALBO CRIOS MALBEC 2006. O detalhe para os vinhos roses são que eles harmonizam extremamente bem com o nosso clima quente.

Bons vinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário