BLOG DESTINADO A TODOS QUE APRECIAM UM BOM VINHO E GASTRONOMIA. AQUI COMPARTILHO MINHAS OPINIÕES SOBRE RESTAURANTES, EM ESPECIAL, OS RESTAURANTES DE FORTALEZA, E MINHAS IMPRESSÕES SOBRE VINHOS E ASSUNTOS RELACIONADOS.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Chile: conhecendo a Viña Ventisquero

Os melhores vinhos

Qualquer que seja o roteiro de um turista, conhecer as vinículas chilenas é um passeio interessante. São mais de 110 mil hectares de vinhedos, incluído o centro, onde fica o Vale do Maipo, que é a mais tradicional região vinícola do país, especialmente conhecida pela qualidade dos tintos produzidos com a Cabernet Sauvignon. Próxima a Santiago se encontram as bodegas Concha y Toro, Santa Rita, Carmen, Barão de Rotschild, De Martino, Tarapacá, Undurraga e Tres Palacios entre as mais importantes, além da jovem Ventisquero, que tem uma curiosa história.

Ela é apenas um dos ramos de poderosa holding chamada Agrosuper, que comercializa carne, frango, porco, peru, frutas, embutidos, além de vinho. Criada em 1998 por Gonzalo Vial, a vinícola tem hoje 1.500 hectares de vinhedos em diferentes regiões como os vales de Casablanca, do Maipo, de Rapel, de Colchagua e de Apalta. O nome Ventisquero deriva de um glaciar, massa de gelo que se concentra nas montanhas.

Uma das características da vinícola é a preocupação com o meio ambiente, desde o plantio, que obedece à agricultura orgânica, até a redução de emissões de CO2 nos transportes de seus vinhos. Outra é a alta tecnologia que permite à equipe de enólogos acompanhar todo o processo do vinho. "Até algum tempo atrás, o enólogo ficava no laboratório da vinícola, mas a partir de 1990 começou a percorrer os vinhedos, onde verifica as plantas, uma por uma", revela Felipe Tosso, o competente enólogo da empresa. Outro fator que concorre para a qualidade dos vinhos é a disponibilidade de recursos. Só um açude construído no meio dos vinhedos para captar a água dos Andes custou dois milhões e meio de dólares.

Pioneiras

Trazidos ao Brasil pela Cantu Importadora, desde 2004, os vinhos da Ventisquero comportam diversas linhas: Reserva, Gran Reserva e Ultra Premium, cujo top é o Pangea feito de uvas Sirah cultivadas no terroir Apalta, que fica no vale de Colchagua, onde há mais de trinta vinícolas, entre elas Casa Silva, Santa Helena, Cono Sur, Emiliana, Viu Manent, Casa Lapostolle (franco-chilena, cujo enólogo responsável é o renomado Michel Rolland), Caliterra, Errázuriz, Los Vascos e Araucano, além da Viña Montes, que foi uma das pioneiras na produção de vinhos de alta qualidade, quase duas décadas atrás.

Conhecido no mundo inteiro, o Montes Alpha "M" é um dos grandes ícones da vinícola, que resultou do sonho de quatro amigos: Aurélio Montes, Douglas Murray, Alfredo Vidaurre e Pedro Grand. Quase toda a produção - 95% - é exportada para mais de 90 países, inclusive o Brasil, sendo que os Estados Unidos consomem 25% das exportações. O símbolo da empresa é um anjo, cujo desenho ilustra o rótulo de todos os vinhos, criados pelo enólogo Aurélio Montes. Além dos anjos, um clima celestial envolve a adega, onde repousam os ultra premium, que é mantida permanentemente à temperatura de 18º C ao som de canto gregoriano e decoração baseada na técnica feng shui.


Se alguém quiser fazer uma lista dos melhores vinhos chilenos, pode começar com os citados aqui, como Almaviva, Seña, Pangea, "M" (Montes Alpha) e acrescentar Domus Áurea (Viña Quebrada de Macul), Clos Apalta (Casa Lapostolle), Alka (Hacienda Araucano), Altaïr e Sideral (Altaïr) e outros. Todos eles são encontrados no Brasil, porque, se há uma coisa que nos difere nessa matéria, é a variedade de vinhos disponíveis. Em nenhum país do mundo, o turista terá carta tão diversificada quanto nos restaurantes brasileiro.

2 comentários:

  1. PODE ME DIZER QUAL IMPORTADORA TRABALHA COM
    VINHO SEÑA

    ResponderExcluir
  2. Bom vinho. Tomei no Chile. Não temos na Brava Bebidas, mas você deve encontrar na expand.

    ResponderExcluir